Carta 21 - A montanha - Por Tânia Durão

A vida é cheia de dificuldades, pequenas (02-trevo) ou grandes (21-montanha). Sempre vamos encontrar um empecilho, um contratempo ou um grande obstáculo que nos faz parar, que nos faz refletir e procurar uma nova postura diante dos problemas.  
A questão é "como" vamos administrar estes entraves que testam a nossa paciência e testam, principalmente, a nossa força de vontade. 


O medo te lança a prosseguir ou faz você recuar diante das situações? Diante de um problema, você paralisa ou reavalia a situação para uma nova estratégia...e um novo passo?


Às vezes nos sentimos paralisados achando que a montanha é muito grande, que é alta demais e que não vamos conseguir atravessá-la. Mas basta dar o primeiro passo, com ou sem medo. Basta acessar aquela força (dentro de nós) que nos acompanha e que sempre nos acompanhou. A força que sempre esteve (e está) conosco, que nos impulsiona, que nos faz prosseguir.

É possível agir como um alpinista, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, ele cresce (e se fortalece) em cada passo na direção do cume da montanha.






Você costuma carregar muitas montanhas nas costas? Você colocou uma montanha sobre o coração, só para se proteger? Você costuma jogar uma montanha inteira sobre o outro, através da sua comunicação? 

As montanhas geram uma carga desnecessária. O peso do julgamento, o peso da crítica, da cobrança, o peso da autoridade e da acusação. Pense nisso. 

Você busca o peso ou a leveza, a doçura, a paciência e a delicadeza? como você vê as montanhas que surgem em sua vida?

Creio que muitas montanhas vivem dentro de nós e somos nós os responsáveis pela sua superação, mesmo que esteja tudo nublado, mesmo que esteja frio, mesmo com dor, ainda assim, vale a pena tentar e tentar e tentar...até conseguir atingir o cume. 

Acredito que para o aprimoramento, a sua alma atrai as dificuldades, por maior que sejam. Quando você estiver enfrentando um grande desafio, procure não reclamar, evite cair na armadilha da autopiedade. Mesmo que você não compreenda o porquê de passar por problemas que pareçam intransponíveis, perceba que você está recebendo uma grande oportunidade para se desenvolver, e se fortalecer. Sempre há uma solução. Lembre-se disso!



Você costuma agradecer a sua força? Você agradece a sua fé? Você agradece aos seus mentores, quando consegue, por fim, superar uma grande dificuldade??


Dedico este post a AC por ter tido a coragem de superar grandes montanhas, ao longo deste ano que está acabando. 

AC: Sei o quanto você está cansada e sozinha, mas admiro a sua força e a sua garra. "Porque problema, a gente resolve" e de cabeça erguida, mesmo com medo. Bato palmas (de pé) para as suas conquistas. Eu vejo toda a sua força!
A cada adversidade resolvida, você se torna mais e mais forte. 
É bom ver você fincar a bandeira da vitória no cume das montanhas. Não foi fácil, eu sei, mas você conseguiu.
Estou orgulhosa de você. Parabéns!!

9 comentários:

  1. Fiquei emocionado com essas linhas. A montanha tem muito a dizer de nós e para nós não é ? Adoro essa relação do sol e montanha. Minha reflexão para esta madrugada. Gratidão ! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tato, meu querido,

      Obrigada pelo comentário carinhoso. A vida é cheia de dificuldades, mas é possível alcançarmos o topo de qualquer montanha, mesmo com medo. Apesar das angústias que sentimos, a vitória sempre é possível, basta acreditarmos e agirmos.

      Te desejo um 2014 cheio de vitórias e que você finque a sua bandeira sobre as montanhas que surgirem pela frente.

      beijos

      Excluir
  2. Tania

    Adorei seu post, muito esclarecedor, suas palavras foram perfeitas inclusive dentro do tarot e suas vertentes. Um Feliz Ano Novo para vc.
    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Clara, boa noite,

      Obrigada pela sua participação. As montanhas nos ensinam a sermos mais fortes e determinados.
      Que seu 2014 seja repleto de superações e vitórias.
      Beijos

      Excluir
  3. Feliz 2014 !!!! Tânia,quando comecei a ler seu post visualizei você ao meu lado como se fossemos ,irmãs e amigas de muitas outras vidas...meus olhos se enchiam de lágrimas a cada linha,por eles estarem marejados comecei uma utopia de ouvir e ver você conversando comigo...é como se você estivesse escrito para mim!!!! Quanto pretensão ,né? mas seu post está lindo me identifiquei D+ , e sabe o que é mas engraçado? de uns tempos para cá comecei a cantar a música A Montanha de Roberto Carlos ...rsrrsrs ...Obrigado por você existir em minha vida!!!! bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. A palestra de Waldemar é tudo que eu precisava !!

    ResponderExcluir
  5. Aninha, meu bem, bom dia,

    Eu escrevo os posts para todos, então este também foi escrito em sua homenagem...rsrs Obrigada pelo seu comentário, gosto muito de interagir com as pessoas. E bacana a imagem que surgiu em você, né? De nós juntas, acredito em reencontros....talvez a gente se conheça de outras vidas mesmo.

    Fico feliz que tenha gostado do post, tenho vários quase prontos para serem publicados.

    Te desejo um 2014 com muitas alegrias, realizações e boas leituras com As Cartas Ciganas.

    Beijos no coração.



    ResponderExcluir
  6. Muito boa explicação da carta! Adorei! Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paty,

    Eu que agradeço a visita e o comentário. As montanhas, por mais altas e difíceis que sejam, fortalecem os nossos músculos, impulsionam a coragem e melhoram o nosso caráter. Sempre é possível chegar no topo de qualquer montanha.

    Acredite em você e na sua capacidade...sempre!!

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, isso me aproxima dos meus leitores e me deixa feliz.