Carta 21 - A montanha - Por Tânia Durão

A vida é cheia de dificuldades, pequenas (02-trevo) ou grandes (21-montanha). Sempre vamos encontrar um empecilho, um contratempo ou um grande obstáculo que nos faz parar, que nos faz refletir e procurar uma nova postura diante dos problemas.  
A questão é "como" vamos administrar estes entraves que testam a nossa paciência e testam, principalmente, a nossa força de vontade. 


O medo te lança a prosseguir ou faz você recuar diante das situações? Diante de um problema, você paralisa ou reavalia a situação para uma nova estratégia...e um novo passo?


Às vezes nos sentimos paralisados achando que a montanha é muito grande, que é alta demais e que não vamos conseguir atravessá-la. Mas basta dar o primeiro passo, com ou sem medo. Basta acessar aquela força (dentro de nós) que nos acompanha e que sempre nos acompanhou. A força que sempre esteve (e está) conosco, que nos impulsiona, que nos faz prosseguir.

É possível agir como um alpinista, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, ele cresce (e se fortalece) em cada passo na direção do cume da montanha.






Você costuma carregar muitas montanhas nas costas? Você colocou uma montanha sobre o coração, só para se proteger? Você costuma jogar uma montanha inteira sobre o outro, através da sua comunicação? 

As montanhas geram uma carga desnecessária. O peso do julgamento, o peso da crítica, da cobrança, o peso da autoridade e da acusação. Pense nisso. 

Você busca o peso ou a leveza, a doçura, a paciência e a delicadeza? como você vê as montanhas que surgem em sua vida?

Creio que muitas montanhas vivem dentro de nós e somos nós os responsáveis pela sua superação, mesmo que esteja tudo nublado, mesmo que esteja frio, mesmo com dor, ainda assim, vale a pena tentar e tentar e tentar...até conseguir atingir o cume. 

Acredito que para o aprimoramento, a sua alma atrai as dificuldades, por maior que sejam. Quando você estiver enfrentando um grande desafio, procure não reclamar, evite cair na armadilha da autopiedade. Mesmo que você não compreenda o porquê de passar por problemas que pareçam intransponíveis, perceba que você está recebendo uma grande oportunidade para se desenvolver, e se fortalecer. Sempre há uma solução. Lembre-se disso!



Você costuma agradecer a sua força? Você agradece a sua fé? Você agradece aos seus mentores, quando consegue, por fim, superar uma grande dificuldade??


Dedico este post a AC por ter tido a coragem de superar grandes montanhas, ao longo deste ano que está acabando. 

AC: Sei o quanto você está cansada e sozinha, mas admiro a sua força e a sua garra. "Porque problema, a gente resolve" e de cabeça erguida, mesmo com medo. Bato palmas (de pé) para as suas conquistas. Eu vejo toda a sua força!
A cada adversidade resolvida, você se torna mais e mais forte. 
É bom ver você fincar a bandeira da vitória no cume das montanhas. Não foi fácil, eu sei, mas você conseguiu.
Estou orgulhosa de você. Parabéns!!