Método Peladan - Por Dênis Maapelli


MÉTODO PELADAN COM CARTA TEMA

Este método aprendi com a Tânia Durão e aqui explano ele da forma que utilizo. Ele se baseia no formato tradicional do Peladan de 5 cartas, porém acrescentamos a carta tema para a tiragem.

Para início estabeleça com clareza e objetividade qual o questionamento se pretende responder, lembre-se: pergunta clara e objetiva - resposta clara e objetiva. De acordo com o o assunto a ser questionado separe de seu baralho a carta tema para o assunto, veja no exemplo abaixo que adotamos a carta do Anel. Você poderá adotar o Navio (viagens), Livros (trabalho/estudos), Cavalheiro ou Dama ... separe aquela carta que você identifica como sendo a carta tema do assunto. 

Coloque a carta tema no centro da mesa, embaralhe as cartas enquanto mentaliza a pergunta. Após, com o baralho voltado para baixo, faça dois montes, reúna as cartas novamente do monte retiramos 5 cartas, elas serão dispostas conforme a imagem:




No centro da imagem observe que ficará a Carta Tema (CT). De acordo com a ordem da retirada das cartas do baralho teremos:

Carta 1: POSITIVO - aspectos positivos que estão relacionados com o assunto, aquilo que contribui para o acontecimento.
Carta 2: NEGATIVO - aspectos ou fatores negativos sobre o assunto, aquilo que barra a concretização, o que impede que algo aconteça.
Carta 3: O MOMENTO - como a situação está agora, neste momento.
Carta 4: FUTURO - como a situação de encaminhará do momento em diante.
Carta 5: SÍNTESE - esta carta sintetiza todo o nosso jogo, preste atenção pois ela na maioria das vezes indica o que deverá ser feito.

Vamos a um exemplo prático com o jogo abaixo:
















A pergunta feita para o jogo acima foi: "Estou em vistas de finalizar um contrato de parceria com uma outra empresa, para prestação de serviços. Como será esta parceria?"

O que podemos observar com o jogo: Veja que adotamos o Anel como a carta tema, aqui ela representa esta sociedade / parceria de negócio. Como aspecto positivo o Sol traz o brilho, o sucesso, a energia positiva que tem na negociação. Como fator negativo está o medo, ficar recuado, com um pé atrás sobre o que os outros falam em relação a este novo desafio, cuidado com o que as outras pessoas poderão falar a respeito.

O momento atual nos mostra que o caminho está iluminado e protegido para a parceria, e novamente podemos sinalizar a estrela brilhando para o consulente. No futuro os frutos serão colhidos, o reconhecimento financeiro, a lucro com a parceria, e como orientação (síntese do jogo) a parceria deverá ser feita sem problemas, basta apenas o consulente ter pulso firme, força de vontade e colocar intenção neste novo desafio. Vejo o chicote aqui como grande fator incentivador ao consulente.

Este foi um simples exemplo de como podemos utilizar este método. Aqui coloquei apenas sugestões do que poderíamos interpretar sobre cada carta na sua respectiva posição.

Um beijo com carinho e que Sara acompanha nossa caminhada!!!
Dênis Maapelli


Nota: Agradeço muito ao Dênis Maapelli por me permitir compartilhar o seu post aqui no blog que, aliás, foi muito bem escrito. 
O método Peladan é bem simples e eu uso muito, após a Mesa Real. Ele é utilizado para perguntas específicas, sobre um determinado tema: trabalho (26), amor (24), saúde (05), um processo judicial (21), viagem (03) e assim por diante. 
Sempre digo que, quanto mais específica for a pergunta, mais clara é a resposta. 
Experimente e pratiquem para comprovar a eficácia deste método. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, isso me aproxima dos meus leitores e me deixa feliz.