As Cartas Ciganas e os Chacras - Por Tânia Durão


Os Chacras:

Chacra, em sânscrito, significa roda ou círculo, localiza-se no corpo etérico e está intimamente ligado ao corpo físico através das glândulas, que liberam os hormônios na corrente sanguínea. 


Os chacras emanam e absorvem energia como se fossem um pulmão energético. 
São centro de força que matem a saúde em harmonia. 

Quem é terapeuta holístico pode ler as cartas com esse olhar e pode desenvolver um método de leitura para medir os chacras. Eu criei estas associações, vejam porquê:



1) Chacra Básico (ou raiz): Materialidade, é a sobrevivência, o ir a luta (estudar, aprender, trabalhar, ter dinheiro para se realizar na vida). Está ligado a glândula supra-renal que libera a adrenalina na corrente sanguínea, sua cor em harmonia é o vermelho e representa a nota Dó. 

A Carta que representa o impulso de ir a luta na vida é o Cavaleiro - carta 01.

2) Chacra Sexual (ou umbilical): união, cooperação, criar vínculos, sexualidade, a necessidade de se relacionar com o próximo e a criatividade em estabelecer estas relações. Está ligado a glândula  gônadas (no homem são os testículos e na mulher são os ovários), sua cor em harmonia é o laranja e representa a nota Ré. A Carta que representa a sexualidade é a Cobra - carta 7, embora eu diria que a Aliança (ou o anel) - carta 25 também se encaixa neste caso.

3) Plexo Solar: Poder pessoal, emoções "ditas" negativas (ciúme, inveja, raiva). Está ligado ao pâncreas que libera o suco pancreático que ajuda na digestão e é o   responsável pela insulina, sua cor em harmonia é o amarelo e representa a nota Mi. A carta que representa o poder pessoal, controle, domínio, impor-se é o Chicote - carta 11.

4) Chacra Cardíaco: Afetividade (dar e receber amor), sentimentos nobres, compaixão, solidariedade, amor universal. Está ligado a glândula Timo, responsável pelo sistema imunológico, sua cor de harmonia é o verde e representa a nota Fá. 
A carta que representa o amor é o Coração - carta 24.

5) Chacra Laríngeo: Comunicação, como expressamos as nossas emoções. Está ligado as glândulas Tireóide e Paratireóide, que são responsáveis pelo metabolismo do organismo, sua cor de harmonia é o azul claro e representa a nota Sol. 
A carta que representa a comunicação é a Carta - carta 27.

6) Chacra FrontalPercepção extra-sensorial, intuição. Está ligado a glândula pituitária, que rege todas as outras glândulas, sua cor de harmonia é o azul indigo e representa a nota Lá. 
A carta que representa a intuição é a Estrela - carta 16.

7) Chacra Coronário: Portal da espiritualidade, ligação com o nosso Eu Superior, com a essência divina ou tudo que é divino. Está ligado a glândula pineal, que é responsável pela regulação do sono, sua cor de harmonia é lilás e representa a nota Si. 
A carta que representa a alma é o Sol - carta 31.