Carta 10 - A Foice - Por Tânia Durão

A foice é o instrumento utilizado pelos camponeses para cortar, romper, separar, ajustar e limpar o terreno. Cada ser humano é o seu próprio camponês, nos trigais da vida.

Gosto de pensar na foice como o momento de decisão: De + Cisão. 
A própria palavra já sugere e já impulsiona a um rompimento. É comum as pessoas associarem uma escolha a uma perda. Porque não associam aos ganhos?? É preciso arar a terra para novos plantios. Pense nisso.

É possível fazer ajustes sim, sempre são bem vindos, antes de uma de+cisão final, dar uma última chance, expressar o que incomoda, através de um diálogo, propor mudanças de comportamento, através de um prazo escolhido...em comum acordo. 

Parar ou continuar? Estar ou não estar? Eis a questão! Isto implica em escolher o que serve e o que não serve mais em um determinado momento, é a famosa separação do joio e do trigo. É preciso soltar as amarras que prendem e que fazem sofrer para assumir o risco de ser feliz.

Quando não se acaba com uma situação, a vida vem e acaba...


Sei que não é fácil tomar a decisão (de + cisão=corte) de romper com alguma situação que até então era estruturada. Como não é fácil abrir mão do papel secundário de vítima para assumir o papel principal de líder...é aqui que a foice entra. 


Desistir de uma relação, de um emprego ou profissão, de um namoro, de uma amizade ou de um ideal, às vezes, é a melhor escolha a se fazer. Não digo que seja fácil, porque não é mesmo, mas digo que é possível...é necessário e é salutar.

Lembro das vezes que precisei usar a foice na minha vida:

- Foi difícil sair da casa da minha mãe para morar sozinha, tive medo de não conseguir pagar as contas. Hoje, 13 anos depois, digo que valeu a pena correr o risco e vencer. 

- Foi difícil terminar um namoro, onde havia muita diversão, muita alegria e muita viagem, eu me sentia cuidada...e sufocada. 

- Levei 3 longos anos (sofridos, é claro) para mudar de profissão de técnica senior em uma seguradora multinacional para terapeuta holística. De salário fixo (e benefícios) para ser autônoma, do conhecido (confortável) para o desconhecido (assustador). Desta vez a foice veio ao meu encontro e fui demitida (que alívio!). Foi justamente esta demissão que me impulsionou a mudança de profissão. Senti medo, mas digo que foi a decisão mais sábia que fiz em toda a minha vida, e, mesmo com medo, fui em busca do meu ideal. Hoje me sinto realizada profissionalmente.

- Foi difícil abrir mão de algumas relações, onde não havia troca e que não me acrescentavam em nada. Me afastar foi a melhor escolha.

O budismo ensina, com muita propriedade, sobre a impermanência de tudo, nada dura para sempre, a mudança é a única coisa que realmente não muda na vida. 

Outro ensinamento é o desapego, deve-se amar sim, a tudo e a todos, mas sem apego. 

Deve-se abandonar da ilusão do Eu sou, para assimilar o Eu estou. Em outras palavras, eu não sou a presidenta da uma empresa, mas estou a presidenta da empresa, no momento presente. Até quando? não sei! O Eu estou serve para tudo na vida, principalmente nos relacionamentos. 

Sempre digo que a foice também limpa o terreno, onde pode-se caminhar com mais facilidade e mais beleza. Outro aspecto da foice é a superação de uma experiência ruim, superação de uma dificuldade, superação de uma doença, de uma separação ou de uma perda, seja ela qual for. 

A natureza é baseada em ciclos e os ciclos...um dia acabam...isso não é culpa de ninguém. Perde-se muito tempo e energia - ganha-se muito sofrimento - procurando um culpado para tudo, assim fica difícil assumir a parcela de responsabilidade que cabe a cada envolvido na questão e fica difícil amadurecer, por permanecer apegado a uma situação sofrida por medo do desconhecido. Liberte-se do sofrimento.

Considero positivo o esforço de abrir mão do sofrimento para escolher o aprendizado que as experiências trazem. Esta é a melhor de+cisão que alguém pode tomar.  

Costumo dizer que existe vida fora da empresa para qual você trabalha, existe outras formas de relacionamento, além dos que você conheceu até hoje. Existem outras maneiras de se comportar, existe outras pessoas aguardando a sua atenção e sempre há uma chance para um novo começo.






Como um bom camponês, use a sua foice quando for preciso, faça os ajustes necessários, com coragem. Abandone o desanimo. Você é capaz de superar todos os problemas.

Você vai se surpreender com o resultado, pois o seu terreno estará sempre fértil para novos plantios e novas colheitas. 

10 comentários:

  1. Ótima postagem e não digo isso somente pelo brilhantismo da interpretação da carta propriamente dita. Mas, sobretudo, pela lição e experiência de vida aqui expressada. Adorei o texto e sem dúvida serve como objeto reflexão para vários momentos de nossas vidas! Bjs! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roberto, boa tarde, tudo bem?

    Obrigada pela visita e por deixar um comentário.

    As Cartas Ciganas são simples e ao mesmo tempo profundas em seus significados. Em muitos momentos precisamos usar a foice, em outros, o chicote.

    Podemos nos autoconhecer e fazer escolhas melhores, para que nos tornemos cada vez mais felizes e autoconfiantes.

    Fico feliz quando alguém se identifica com o que escrevo, pois a proposta deste blog é fazer com que cada pessoa que o busca, entre em contato com o seu interior...é assim que eu leio As Cartas Ciganas.

    No facebook eu tenho a página As Cartas Ciganas, te convido a curtí-la comigo.

    E fique a vontade para seguir o blog também.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindo e realista, nada como limpar o terreno, e o terreno pode inclusive ser o nosso pensamento, hora de abandonar velhos paradigmas que nos fazem travar.Adorando ler seus posts!Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Augusto,

    Sei que não é fácil limpar o terreno, pois algumas pessoas preferem a rotina e sentem medo de se abrir para o novo...ou se abrir para novas colheitas.

    Hoje em dia eu exerço a foice com mais sabedoria e menos sofrimento. Desapegar é preciso e é saudável. Me mantenho aberto para novas colheitas.

    Eu é que estou adorando os seus comentários. Valeu. Brigadão. Acredite, este contato, com as pessoas que leem o blog, me faz muito bem.

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/9/13 19:48

    Ola Tania, excelente post !
    Tb sofri para mudar e aceitar a ser somente Terapeuta Holística. Como sempre diz o meu irmao - A Macumba diferente da Alessandra que da certo ! kkk Aconteceu exatamente comigo, qd li seu post parecia que falava de mim ! Meu Numerologo sempre falava que apartir do momento que aceitasse a ser Terapeuta, tudo ia mudar e mudou. Sou Terapeuta Holistica Registrada uns 03 anos, pois, estudei, entendi e aceitei o que e ser uma Terapeuta Holistica e vejo o resultado positivo do que faço. Amor ao que faz. Ajudar e fazer com que seu cliente sinta orgulho de pagar um tratamento que esta ao seu alcance. E ajudar tb aqueles que nao podem pagar. Um bj grande, paz e sucesso ! Alessandra


    ResponderExcluir
  6. Oi, Alessandra, tudo bem?

    Obrigada pela sua participação. Não é nada fácil usar a nossa foice para novas colheitas, né?

    Leva-se tempo, às vezes muito tempo para cortar o velho pela raiz e permitir que novas plantações sejam semeadas.

    Fala a verdade, valeu a pena, não foi? Como somos colegas de profissão, me diga, o mundo precisa (e muito) de terapeutas, né?

    Mesmo sem te conhecer, sinto orgulho de você, viu? E parabéns pelo seu trabalho. Vai, se joga e arrasa.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/1/14 09:24

    dói muito, muito, mas sei que é necessário.

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa tarde,
    Sim, desistir de um sonho ou desistir de um ideal dói muito sim, mas vale a pena.
    Pode doer agora, mas lá na frente você verá que foi o melhor que te aconteceu. Acredite.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/1/14 16:39

    Oi Tânia, boa tarde.
    Eu ia ficar quietinho, mas vou contar o que houve pra desabafar...rs.
    Eu me senti meio que na "obrigação" de cortar um relacionamento amoroso, está sendo muito doloroso para mim por várias razões. A pessoa só estava interessada em sexo, quando na verdade, não é bem isso que eu quero pra mim. Me vi numa relação vazia, fria, e até meio perigosa...até que senti a necessidade de cortar a situação. Está doendo demais porque eu sou uma pessoa muito solitária e demorou muito tempo para eu encontrar uma companheira. Vc consegue imaginar a minha dor?

    Mas, tem uma coisa interessante que aconteceu: eu voltei os olhos para mim. Se eu estou atraindo esse tipo de mulher na minha vida, qual está sendo a natureza dos meus desejos? Eu estou sendo sincero comigo mesmo? Vale a pena ter uma pessoa que, embora seja muito querida por mim, poderá me trair com outro alguém? poderá me abandonar? poderá estar mentindo? Nunca se sabe.. Vale a pena ter um amor que não compensa muito só pra não ficar sozinho? Eu comecei a me questionar, e eu também tenho muito medo porque essa carta foi tirada por mim e foi a síntese do meu jogo. Tenho medo da energia ( obaluaê ). Mas enfim, há males que vêm para o bem, eu não consigo ficar sem essa pessoa, mas vou tentar..vou começar a olhar as mulheres com outros olhos, vou começar a olhar o sexo com outros olhos, ao menos vou fazer um esforço. Não aguento mais atrair pessoas negativas para o meu lado. Desculpa o desabafo Tânia, me corrija se fui errado em algum ponto. Um abraço e desculpa por postar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite,

      Obrigada pela sua participação e pela honestidade.
      Sim, eu posso sentir a sua dor. Uma separação não é fácil para ninguém, pois temos medo do desconhecido, não sabemos o que vai acontecer após o fim (de um relacionamento, de um emprego, até de uma viagem).

      Os seus questionamentos são super importantes, olhar para dentro de você e encontrar que energia você está emanando é a chave para o verdadeiro autoconhecimento. Lembre-se: atraímos o que emanamos.

      Use a foice para limpar as más lembranças, veja o que você realmente aprender.
      Use a foice para aparar/ajustar o seu comportamento.
      Use a foice para acabar com velhos padrões e com as crenças limitantes.
      Use a foice para limpar o terreno, limpe o seu jardim, eleve a sua autoestima, assim novas flores surgirão dentro de você e aí, você atrairá excelentes borboletas.

      Apesar da dor, fique firme (sem ser radical) no que é o melhor.

      Fico feliz que este post tenha te tocado.

      Beijos no coração.


      Excluir

Deixe o seu comentário, isso me aproxima dos meus leitores e me deixa feliz.