25 de Junho: Dia do Baralho Lenormand, Dia do Baralho Cigano,...

Fonte: journee-lenormand.blogspot.com
Autora: Chris wolf

Dia do Baralho Lenormand, Dia do Baralho Cigano, La Journée du Jeu Lenormand, Lenorman Day, Lenormandkaarten Dad... Todo dia é dia.....Porém, 'O' Dia do Baralho Lenormand [Journée Lenormand] foi criado para celebrar e valorizar este instrumento oracular que amamos e que ajuda a tantas pessoas! Será comemoradotodo o dia 25 de junho, data de falecimento de Mlle. Lenormand, como uma forma de a homenagearmos. 

A iniciativa de criação deste dia, que começou a ser comemorado em 2012, veio pela manauara hoje residente em Amsterdã Socorro Van Aerts, do blog De Keizerin Boutique, onde logo se juntou a Chris Wolf, dona do blog [eye.of.peregrine]cartomante carioca apaixonada pelo oráculo: um eixo Holanda - Rio de Janeiro que logo tomou conta dos demais apaixonados por todo o país!

 

* Um pouco de história


Historicamente falando, é sabido que os oráculos Lenormand (tanto o "Grand" quando o "Petit", além de todos os decks que possuem a mesma estrutura) da forma que conhecemos hoje realmente "vieram ao mundo" um pouco antes ou logo após o falecimento de Mademoiselle Lenomand, que não é a responsável pela criação do baralho. 


 Incontáveis variações e reinvenções do chamado Baralho Lenormand apareceram pelo mundo afora nesses dois últimos séculos, boa parte deles referidos como "Baralho Cigano", povo que também foi associado ao Baralho Lenormand, mas que não foram os responsáveis por sua "invenção". 


O nosso amado oráculo, oram vejam, é "alemão" de nascimento: o designer de jogos de salão Johann Kaspar Hechtel criou o chamado "Das Spiel der Hoffnung" (O Jogo da Esperança) em 1799 baseado em um baralho austro-húngaro de 1796 usado para diversão na Corte de Viena, lançado como “Les Amusements des Allemands”.


As cartas vienenses tinham apenas 32 cartas e seu significado era ligado à Tasseomancia, ou adivinhação pela borra do chá e/ou café. Segundo nos conta Mary K. Greer, "a origem da ampliação para do baralho para 36 cartas se deu, provavelmente, quando Hechtel decidiu combinar “Les Amusements des Allemands” com o baralho alemão de 36 cartas". Estes dois baralhos, portanto, deram origem ao Baralho  Lenormand como conhecemos hoje; aqui no blog você encontrará mais informações históricas sobre o oráculo. 

 

* Vamos celebrar?


Independente das opiniões divergentes sobre a "real" criação do baralho, o fato é que os baralhos chamados 'Lenormand' são maravilhosas ferramentas de auto-conhecimento e ótimos oráculos, e que mereciam um dia especialmente para enaltecê-los!

Para comemorar esse dia especial, sugerimos:

- Blogagens coletivas, com temas únicos propostos aos participantes
- Relatos pessoais, depoimentos sobre os Baralhos Lenormand, o 'Grand' e o 'Petit'
- Comprar ou trocar decks, promover a divulgação dos mesmos
- Adquirir e passar adiante mais conhecimentos sobre os Baralhos Lenormand
- Cuidar e preservar o(s) seu(s) decks Lenormand, dedicando um tempo especial com eles
- Promover encontros entre os cartomantes que usam os Baralhos Lenormand
- Consultar-se com um dos Baralhos Lenormand
- Oferecer consultas gratuitas aqueles que buscam o oráculo
- Tirar fotos com seus decks preferidos, ou temáticas, sobre os Baralhos Lenormand




Isso tudo dentre outras coisas....
USE SUA IMAGINAÇÃO!!
Compartilhe conosco suas vivências!




* Dia 25 de Junho, um dia para nos rendermos à magia do Baralho Lenormand!
VAMOS COMEMORAR! 
~ www.journee-lenormand.blogspot.com ~

Acesse e cadastre-se em nosso mailing list:
http://journeelenormand.wufoo.com/forms/-cadastrese/