Carta 17 - A Cegonha - Por Victor Lisboa

Quando somos surpreendidos por algo inesperado, não nos sobra tempo para ficarmos presos ao passado, como não sobra tempo para inventarmos ou temermos o futuro
A cegonha (17) é a melhor carta para definir o AGORA, neste exato momento = right now.

A cegonha é a carta que nos convida a sair da rotina, a fazer diferente, por isso a classifico como uma carta de mudança. 

Quem me conhece sabe que durante 18 anos de minha vida eu trabalhei em seguradora, eu era Técnica Senior em seguradora multinacional, imagina o salário e os benefícios...era isso que me prendia. Apesar do desgaste e do constante stress, levei 3 longos anos para mudar de profissão, pois estava agarrada a (falsa) segurança do passado, da profissional que eu era (e do status que já possuía), sem contar o medo apavorante do futuro, de começar (do zero mesmo) em uma (nova) profissão. 

Mas um minuto de coragem, que mudou radicalmente a minha vida, me levou a ser no que me transformei - terapeuta holística, cartomante e blogueira - afinal, nasci para isso!!! Hoje me sinto inteira (100% inteira), realizada e feliz. Valeu a pena ter coragem (em um minuto ou em 3 anos). Valeu a pena mudar.   

Amo escrever e adoro ler textos inteligentes e bem elaborados, como o que trago para vocês AGORA. Parabenizo imensamente o autor Victor Lisboa por nos presentear com tamanha sabedoria e lucidez. Suponho que Victor Lisboa não entenda de Baralho Cigano, mas este texto traduz, na íntegra, a carta 17-cegonha, o que foi uma grata surpresa para mim. 

Desejo a você, meu(inha) caro(a) leitor(a), que leia este texto, assim de repente, com olhos de descoberta, em um momento de entrega, por um minuto de coragem, para impulsionar a sua melhor mudança. É possível e vale a pena. Comece AGORA.   

Seu melhor futuro é este instante

Victor Lisboa
por 
em 12/11/2013 às 14:00 | Artigos e ensaios,Crônicas e contosMecenas
Cara, que dificuldade. Vou dar a real: fiquei todo estropiado. É preciso um esforço danado pra sair de lá, do passado em que você me deixou, e vir até aqui. Toda uma trabalheira percorrendo o tempo como se fosse uma estrada só para falar com você, meu camarada.
Quem sou eu? Ora, sou você, no passado.
Não tá me reconhecendo? Meu jeito de falar tá estranho? Normal, esse estranhamento acontece com todo mundo. Você me deixou lá e achou que eu ia ficar na mesma, tal como você lembrava que era. Mas não, meu amigo. Tive tempo de ficar lá sozinho e aprender muitas coisas enquanto você mantinha seu passado inteiro só na lembrança, remoendo recordações, usando sua memória seletiva para distorcer fatos e esquecer alguns outros do jeito que lhe convém.
Mas não adianta, pois vou atrás de você. E o que aprendi de valioso, estou aqui para ensinar, pois é valedouro para o resto da sua vida. Tive todo esse esforço de vir aqui e topar com você neste texto porque preciso lhe mostrar onde está a porta que leva até o seu melhor futuro.
um1
Vou direto ao assunto, pois não há tempo a perder. Você está fugindo continuamente do momento mais importante da sua vida. Está desperdiçando uma de suas maiores riquezas e mal tem consciência disso. Sentado em uma montanha de diamantes, fica buscando a fortuna em outros lugares.
Sempre inventando desculpas, né cara? Constantemente encontrando distrações. O tempo todo adiando o que realmente precisa fazer em sua vida.
Sempre agindo como se fosse imortal e tivesse todo o tempo do mundo. Mas o que vai fazer quando for tarde demais?
Acontece que a porta para seu melhor futuro, o lugar onde está sua maior riqueza, o momento mais importante e decisivo da sua vida é exatamente este instante. E ter a capacidade de perceber as possibilidades desta oportunidade e a coragem de aproveitá-las determinará o resto de seus dias. Ou melhor, dos nossos dias.
Sei, você vê muita gente ao seu redor descontente. Você escuta gente reclamando do tédio do trabalho, das dificuldades de relacionamento, dos maus hábitos que não conseguem abandonar. Você observa amigos e colegas falando de planos e sonhos, mas fazendo muito pouco para concretizá-los, ou então lastimando a situação atual, mas fazendo quase nada para resolvê-la.
Enquanto isso, o tempo se escoa.
Você os assiste justificando a acomodação em um cotidiano que não está indo a lugar algum. E quando lhe perguntam sobre como mudar suas vidas, respondem que as coisas não são tão simples, que uma mudança depende de dinheiro, de um bom plano ou de tempo.
Conversa fiada. É bom fingir que se vai viver para sempre. Todos podem mudar suas vidas, e até mesmo o mundo, agora mesmo. Exatamente agora. E, para isso, ninguém precisa de planos, de dinheiro, de outras desculpas. O necessário é coragem para se libertar das amarras construídas por condutas que abraçamos só porque representam o caminho mais fácil, mais cômodo e seguro.
É verdade que mudanças sempre trazem insegurança, e quando você tomar coragem para mudar, sentirá um pouco de medo em relação ao amanhã.
Mas perceba que você não está no amanhã e tampouco no ontem. Eles sequer existem. Seu passado é uma memória mais ou menos reinterpretada de fatos que já deixaram de existir. Seu futuro é apenas uma projeção de vários caminhos imaginados. Você está apenas e inteiramente aqui, neste instante.
tumblr_mjx16uOmEW1r5wsdio1_1280
Junto com você, estão todas as coisas no universo: tudo o que existe, apenas existe aqui, e é neste momento presente que você tem ao seu alcance a mais poderosa oportunidade para recriar sua vida.
Basta ter ousadia e esticar a mão em direção à oportunidade. Basta ter coragem e tomar a iniciativa, abraçando o que é promissor e recusando o que amortece seus sentidos ou machuca demais. Basta dizer um sim ou impor um não.
Está duvidando? Pois então pense naquelas situações em que teve oportunidade de fazer algo mas se omitiu, ou em que percebeu ser o momento de dizer alguma coisa mas se calou, observando a oportunidade passar. Em geral, você tem uma tendência de esquecer essas histórias da sua vida, como qualquer pessoa.
Mas acredite, elas estão todas aqui, comigo, na bagagem que trouxe nesta minha viagem.
Quer ver?
Acho melhor não mostrar, vamos esquecer o passado. O importante é que você pode recriar a vida a cada instante, pode reinventar você próprio a todo momento. Perceba o quanto suas amarras são fantasmas sem substância e se conscientize de que, aqui e agora, você é realmente livre para mudar o que importa. Não há tarefa mais fundamental e perigosa do que essa, como dizia um certo japonês: tirar a força da incerteza e do medo para recriar a existência a cada instante. O perigo existe, mas para que a coragem esteja presente.
E como perceber as oportunidades que o momento guarda? No início é difícil, mas com prática você consegue: mantenha-se aberto ao que está acontecendo aqui e agora, mesmo quando o instante é difícil, ainda que o momento seja de crise.
Resista à tentação de escapar das dificuldades do presente através de uma distração qualquer. Mantenha sua atenção sempre focada no “agora” e assuma a coragem de não fugir daquilo que o instante tem a ensinar.
Nesse tempo todo em que você me esqueceu, aprendi algo com uma sábia senhora: este momento é o perfeito mestre. E o que esse “mestre” lhe dirá, se você, terminando de ler este texto, permanecer atento ao presente, sem se distrair com o futuro ou o passado, sem se ocupar por alguns instantes com os afazeres e compromissos do dia?
O que acontecerá se você, agora mesmo, observar sua vida e perceber a liberdade que este mestre que é o momento está oferecendo de reconstruí-la?
road
E não se preocupe com os entulhos que vai descartar durante a mudança. Pode deixar tudo o que não gosta comigo. Pode entregar nas minhas mãos todos os seus maus hábitos e condutas nocivas, junto com tudo o mais que lhe deixa entediado ou aborrecido: deixe esses grilhões ao meu encargo que faço um embrulho e guardo para você lá na minha casa, no passado.
Quando quiser, é só avisar que devolvo, eu prometo.
Mas algo me diz que isso não vai acontecer, que você não vai me procurar caso siga os meus conselhos. Desconfio que você estará ocupado demais curtindo alguém especial e que deveria conhecer, pois é uma pessoa muito mais interessante do que eu: aquele que você será em seu melhor futuro. E o caminho para chegar até ele começa aqui, neste instante. Basta ter coragem.

Mecenas: Nextel

Esse vídeo é sobre você e sobre aquilo que te separa do que você quer. Você tem uma chance para mudar. Mudar é assustador, mas mais assustador é ficar sempre no mesmo lugar.
A única coisa que te separa daquilo que você quer, é #1minutodecoragem.
Esse próprio texto só foi escrito porque o autor decidiu, em um só instante, abandonar para sempre os planos de uma carreira burocrática e abraçar sua vocação para escrever e criar. O tempo que nos separa de nossos sonhos é medido por algumas batidas de coração e pela ousadia de tomar um passo decisivo.
Mecenas PdH: Você leu um texto apoiado por uma empresa. Conheça nossa política de transparência e conteúdo livre de amarras.
Victor Lisboa

"Não escrevo por achar que tenho talento, sequer para dizer algo importante, e sim por autocomplacência e descaramento: de todos os vícios e extravagâncias tolerados socialmente, escrever é o mais inofensivo. Logo, deixe-me abusar, aqui e no blog Minha Distopia

Outros artigos escritos por