Método Mesa Real Alternativa - Por Dênis Maapelli

Fonte: www.baralhodacigana.blogspot.com 
Autor: Dênis Maapelli

MESA REAL (GRAND TABLEAU) "ALTERNATIVA"
A Mesa Real ou Grand Tableau como também é conhecida é uma técnica de tiragem das cartas na qual teremos a visualização geral de vários aspectos que envolvem nosso consulente. Então, apenas nesta abertura podemos ter várias horas de conversa e explanações em frente ao consulente, já que teremos as 36 cartas abertas na mesa. Aí começa a análise dos quadrantes, cruzamentos, passado, presente, futuro (próximo e distante), enfim, uma análise que gera uma ótima conversa sobre o consulente. Pois bem, assim como utilizo formas tradicionais de tiragem (Peladan, 3x3, Método Eficaz, 3 cartas e a Mesa Real tradicional) também utilizo formas criadas de acordo com as necessidades do jogo e que acabam surtindo um excelente resultado (e certeiro!!!).

Acredito que o profissional sempre deverá utilizar aquela técnica de abertura que será mais adequada ao questionamento podendo adequá-la também de acordo com suas necessidades e “intuição”. Dará certo a técnica inventada??? Dará, desde que no momento do corte das cartas e de sua abertura você tenha estabelecido o questionamento correto para o baralho (questões claras!!) e o que cada carta, quadrante, linha ou coluna significará a você. Portanto, seja claro e objetivo com seu baralho que ele “conversará” com você da mesma forma.
O que vem a ser esta Mesa Real “alternativa”??? Gosto de utilizá-la quando o consulente não dispõe de muito tempo para a consulta (mais de uma hora), assim nossas respostas já iniciam por uma caminho mais delineado. Peço ao consulente que embaralhe as cartas (após eu embaralhar), realize o corte com 3 montes de sua esquerda para a direita assim como um jogo normal da Mesa Real.
Ao abrir as cartas já estabeleço o que significará cada linha e colunas, inicialmente. Então teremos um jogo aberto de 6 linhas com 6 colunas. Está aberta nossa Mesa Real “alternativa”.


Na imagem deste post esquematizei as cartas conforme a abertura na mesa para que possam acompanhar melhor o esquema do jogo. Ao abrir as cartas segue-se a sequencia por linhas, então as cartas da tiragem de 1 a 6 ficarão na primeira linha, 7 a 12 na segunda, assim por diante até posicionarmos nossa última carta "36".
Sempre inicio a leitura olhando em qual posição está nosso consulente, no esquema acima ele está posicionado no PRESENTE da linha SAÚDE. Isso já indica de que algo importante ao meu consulente está no campo da saúde, então, vale a pena analisarmos de uma forma mais apurada. Conforme o esquema acima já fica estabelecido dos tempos PASSADO - PRESENTE - FUTURO e as respostas para as questões ESPIRITUAIS - PENSAMENTOS - AMOR - SAÚDE - TRABALHO - DINHEIRO.
Assim a leitura poderá ficar mais prática e organizada. Porém, como sou um pouco rebelde...escapo até mesmo dos métodos que crio e nunca deixo de dar uma beliscada em algum quadrante que me chame mais atenção, um cruzamento, quais cartas poderão cercar o consulente.....enfim....aqueles pitacos que vem no ouvido ou aquilo que "puxa" nossos olhos.
Experimente, invente, altere, adapte, faça do seu jeito e terá as respostas tão claras quanto em métodos tradicionais. Mas lembre-se: concentração no jogo (consultor e consulente), perguntas claras e objetivas, pré-estabeleça o que cada carta em sua posição representará e aproveite de muita intuição.
Beijos no coração e que Santa Sara ilumine os nossos olhos e nossos caminhos!!!