Carta 26 x Carta 16 (26=Intelecto x 16=Intuição) - Por Tânia Durão

Começo dizendo que sou (e sempre fui) exageradamente racional e, sem falsa modéstia, sou muito inteligente. Por conta do meu excesso de pensamento, às vezes chego a exaustão, afinal sou libra (ar) com ascendente em gêmeos (ar), embora os  meus conhecimentos em astrologia sejam nulos. Mas sei que tenho dois signos de ar, o que favorece o pensamento, a busca por informação, através do estudo e da pesquisa. Uma prima, certa vez me disse que, às vezes, pareço uma erudita, por estar sempre lendo ou estudando. Concordo, em parte, com ela. 

Em função da minha curiosidade perene, eu tenho uma sede inesgotável por conhecimentos. Gosto de me sentir estimulada a adquirir novos assuntos ou aprofundar os mesmos.

Ás vezes penso que nasci para pensar, por ser tão prática e objetiva. Me orgulho em ser bem intelectual, além de possuir uma razoável cultura geral.

Mas a vida não é feita exclusivamente de razão. Afinal somos seres que sentimos... e somos seres que percebemos...

Vez por outra, as pessoas me perguntam se tenho o dom de ler as cartas, se recebo santo ou se sou médium...ok, tenho a oportunidade de esclarecer estas questões:

O único dom que possuo é o da percepção (e isso com muito treino). Na qualidade de terapeuta, percebo como um consulente chega até a mim, como está vestido, como caminha, ouço a sua voz, olho com atenção para os seus gestos, como embaralha as cartas, observo a sua respiração. Treinei muito para ampliar a minha percepção. Este é o meu único dom...adquirido. 

Não, não recebo santo (ou santa) nenhum(a). Recebo apenas as emoções emanadas pelo consulente na hora da consulta, como recebo as minhas próprias sensações. E, é lógico, recebo a intuição emanada pelos mestres que me acompanham. Mas santo mesmo, eu nunca recebi.

Sinto muito em desapontá-los, mas não sou médium, até porquê não sigo nenhuma religião. Sou espiritualista, acredito no espírito e em sua evolução. Na verdade sou sensível (ou sensitiva), pois aprendi a desenvolver as minhas percepções, através dos meus cinco sentidos. Simples assim. Como? Observando! Simples assim.

Mas só estudar basta? Respondo com um sonoro NÃO!! A prática é fundamental. Falo sem a menor vergonha, que treinei e treinei durante um ano inteiro para me sentir segura o bastante para ler As Cartas Ciganas...e continuo treinando e pesquisando e treinando e pesquisando...sempre é possível aprender mais e mais. A fluidez, a rapidez e a segurança são trazidas pelos anos de prática...e bota prática nisso.

Gosto de conhecer as coisas, inclusive o significado das palavras, por isso descrevo abaixo, o significado de algumas delas.

Médium significa metade, mediador, meio ou intermediário, ou seja, aquele que percebe (ou transita) o mundo material e o mundo espiritual. Logo ele é um sensitivo (gosto mais desta palavras), pois desenvolveu a sua percepção. 

Percebemos o mundo através dos nossos cinco sentidos: 
visão, audição, tato, paladar e olfato. 

Há três tipos de pessoas:

a) as visuais e quando desenvolvem a visão, tornam-se clarividentes, pois conseguem ver com clareza.

b) as auditivas e quando desenvolvem a audião, tornam-se clariaudientes, pois conseguem ouvir com clareza. 

c) as que possuem o tato desenvolvido, tornam-se cinestésicas, pois conseguem sentir na pele com clareza (este é o meu caso).

Nota: é muito difícil encontrar uma pessoa que tenha desenvolvido a percepção através olfato e do paladar.

Para  desenvolver um sentido, basta estar relaxado, treinar muito e ter uma boa dose de paciência. 

Intuição (do latim intuire) é o famoso sexto-sentido ou percepção extra-sensorial, é aquele pressentimento (ou sentimento elevado), é aquela voz interna que nos sussurra ou é aquele momento de grande lucidez e calma, no qual temos certeza do que precisamos fazer ou dizer. É quando nos sentimos iluminados ou inspirados. Para isso, basta silenciar a mente e esperar, como um observador.

Eu realmente estava inspirada para escrever este post. E sabe o que significa a palavra Inspirado? Significa: Em espírito.

Entre intelecto e intuição? eu fico com os dois!

Entre razão e emoção? eu fico com os dois!

São estas as ferramentas que me auxiliam a ler As Cartas Ciganas. 



Dedico este post a Victor Magalhães, um aluno (e amigo!) muito querido. Veio até mim através deste blog, é um buscador incansável, além de muito curioso, quer aprender mais e mais. 
Sua sensibilidade me estimula a crescer e a compartilhar o que venho aprendendo.
Te gosto de montão. bjs 

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Ismenia,

      Obrigada pelo seu carinho.

      Eu me sinto útil ao compartilhar o que venho aprendendo...

      O seu blog também é muito rico em informações.

      bjs

      Excluir
  2. Cigana querida e irma, a cada post voce se supera, quanto mais nos nos superamos mais temos a compartilhar, continue assim nessa sua caminhada linda e nos mantenha informadas, Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mangla, minha querida parceira de jornada,

      Obrigada pelo seu apoio e carinho constantes. Preciso deles.

      Me sinto abençoada pelas nossas conversas, pela sua alegria contagiante e pelo nosso projeto CARTAS NA MESA, que é um sucesso!!

      A caravana está passando...Vamos???

      beijo carinhoso

      Excluir
  3. Que presente iluminado! Linda postagem, linda mesmo! Gratidão.
    __/\__

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilith, tudo bem?

      Eu é que tenho gratidão quando alguém deixa um comentário aqui no blog. Eu gosto de estar em contato com as pessoas e este retorno me enche de alegria.

      E suas palavras me dizem que estou no caminho certo...ainda bem.

      Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Manu, seu lindo,

      Obrigada pelo seu comentário, ele foi "impactante" para mim.
      Uma única palavra...e você disse tudo.

      Vindo de você, eu me sinto mais forte.

      bjs

      Excluir
    2. Adorei o texto e a homenagem. Hoje em dia prefiro ficar com os dois: razão e intuição. Prefiro o equilíbrio. Os dois são importantes.

      Obrigado pelos ensinamentos e pela luz que emana!

      Beijos,

      Victor

      Excluir
    3. Victor, meu bem,

      Somos 50% matéria (carne) e 50% espírito (energia).
      Somos metade razão e metade emoção.
      Somos 50% intelecto e 50% intuição.

      Mas somos 100% e-v-o-l-u-ç-ã-o!!!

      Ainda bem que podemos contar uns com os outros para evoluirmos.

      Eu aprendo muito com você. Por isso a homenagem.

      bjs

      Excluir
  5. Adorei! Fico feliz de ter oportunidade de aprender mais e mais!

    Obrigada por nos agraciar com suas palavras!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alcinea, meu bem,

      Você é o tipo de pessoa que a gente gosta já no primeiro olhar. Você transmite simpatia, confiança e garra. Gosto disso.

      Hoje você pode, até, estar aprendendo, mas amanhã, acredite, você estará ensinado!! É esta a minha previsão para você.

      Te desejo muito treino e boas descobertas com As Cartas Ciganas.

      Beijos

      Excluir
  6. Com tanta garra assim, é impossível não ser ótima naquilo que faz...intuição é saber utilizar bem todos os recursos que se tem, tanto o racional como o perceptivo e nisso você é uma mestra!!! Parabéns pelo texto fantástico,
    Bjusssss mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalila, queridona,

      Você tem razão, a minha garra (ou o meu chicote) é grande. Briguei muito para me entregar a intuição, mas sou a prova viva de que uma pessoa racional pode (e deve) desenvolver o lado intuitivo para orientar melhor os seus clientes. Com isso, desenvolvemos o nosso lado sensível, sem pressa, como se fosse um conta-gotas. Pois é desta forma que os mestres espirituais nos transmitem sabedoria.

      Gosto de reforçar, em meus alunos, a ideia de ampliar a percepção. Mais do que aprender, o que importa mesmo é o que, de fato, faz sentido para cada um. E devemos respeitar as diferenças, já que vamos encontrar variações no significado das cartas, nos métodos de leitura e na postura de um profissional.

      Use e abuse dos seus recursos. Eu confio em você!

      bjs

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sim! A prática melhora muito, praticando a gente se entende! Assim como num estudo de um idioma, a prática oracular leva a absorvição simbólica e ao desenvolvimento intuitivo... Também fico com os dois, querida. ;) E que felicidade poder caminhar com pessoas como vocês... Que feliz mesmo...

    ps: Tânia, você TAMBÉM é de Libra?
    De que dia? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris, minha loba preferida,

      Eu pratiquei muito e continuo praticando....sou uma eterna aprendiz, e mantenho esta postura diante da vida.

      A diferença é que hoje estou mais confiante, ou melhor, mais "entregue", embora eu tenha levado um bom tempo para chegar onde estou....e continuo no caminho.

      Ainda bem que a vida nos presenteia com encontros (mesmo que rápidos), com pessoas como você. Alimento a esperança de passar uma tarde inteirinha com você. É uma promessa!!

      Sim, amore, sou libra, nasci no dia 16/10/68. Você é 30/09 e o Manu dia 19/10. Eita, quando os librianos se juntam....imagina a festa...
      Vamos celebrar??

      bjs

      Excluir

Deixe o seu comentário, isso me aproxima dos meus leitores e me deixa feliz.